Tuesday 6 August 2013

Questão De Opinião



 
Quando eu optei por ser mãe eu sabia que não seria fácil , achava que sabia tudo poque já tinha lido uns trocentos livros mas nada me preparou para o que estava por vir : pitacos e opiniões sem cabimento e o pior sem eu ter ao menos pedido . Porque , né ?

Vira e mexe eu saio pedindo opinião e conselhos por aí .
Às amigas que acabaram de ter babies , para outros que já são mães faz tempos , nas comunidades de mães espalhadas pelas redes sociais . Eu pergunto mesmo , não sou dona da verdade mas o que mais me irrita ultimamente - exatamente desde que o sogrão veio visitar por 3 longas semanas - é ouvir que eu TENHO que dar mamadeira pro meu filho pra eu ter mais independência . E não é nem o meu próprio leite na mamadeira não , ele quer que eu dê formula mesmo . A irmã dele sempre que liga vem com a mesma ladainha .

Eu compreendo perfeitamente as mamães que dão , cada uma sabe onde o sapato aperta , mas eu optei a não dar mamadeira nem chupeta pro meu filho . Hoje quando disse que se o Conor quiser eu amamentaria até ele fazer 1 aninho recebi olhares de desaprovação e ainda ouvi que eu estava perdendo um ano da minha vida e que isso não seria bom nem pra mim e nem pro meu bebê.  

Perdendo um ano da minha vida ?

Se ver meu filho crescer forte e saudável é perder um ano da minha vida eu to precisando ler mais uns 367 livros sobre maternidade porque eu estou totalmente por fora . Meu filho está com 6 meses e já fica em pé , já tem 4 dentes , já rola e engatinha e chegou ao 10kg só com leite materno o que é sinal que algo de bom esse tal de leite deve ter , né ?

Eu já comecei a introduzir os sólidos e ele já cone maça mas pêra é sem dúvida alguma o seu favorito .

Se é como eles dizem e eu estou perdendo um ano , esse será o ano mais bem perdido de toda a minha vida .

18 comments:

  1. Muitos Parabens!
    E coragem para nao deixar porem voce insegura!
    Eu tambem dei de mamar, pelo menos um ano,sem mais outros alimentos,e oh !as criancas ficam bem mais saudaveis!A gente ve bem quando eles precisam de mais algo ,nao e?Beijo e continue assim!

    ReplyDelete
  2. Breast is best. Manda esse povo praquele lugar. Eu amamentei 1 ano e so parei porque a Sofia parou. Voce ta numa fase tao gostosa. E hoje eh do que eu mais sinto falta. Que povo mais idiota. Eh pratico (so colocar peito pra fora), de graca e o momento so seu e dele nao tem preco. Tem gente que diz que gosta de dar a mamadeira pro pai 'participar'. Pelamordedeus. Quer participar, entao troca a fralda e dar banho. O leite vem da mae :) Voce ta mais que certa. Fica firme. Beijao.

    ReplyDelete
  3. Força! =) I'm planning to do the same in the future - and do not intend to spend 25R$ PER PACK on formulas Ninho that most mums give to their babies here - I never heard of those formulas before (just another unnecessary product to make money), all mums in my own family did breast-feeding until the baby asked for participating in the family meals which will be probably quite soon in your case... just smile, say "oh, that's interesting" and keep on doing what you do! bj

    ReplyDelete
  4. Caraca!
    Eu nao sou mae,mas a primeira vez que leio que leite materno nao eh bom. Pelo contrario,todo mundo sempre diz que no MINIMO por 6 meses, que faz bem para o bebe e pra mae tb!
    Eu nao gosto de gente que da pitaco, ainda mais sem vc pedir!manda catar coquinho!!!

    Vou te dar um exemplo, eu tenho um sobrinho de 9 meses...uma vez ele pegou meu celular para mexer e tava na camera, eu estava tirando foto dele. ele ficou apertando e virou a camera(sabe no iphone q da para vc virar a camera,ai vc se ve na imagem?),ele fez isso e ficava rindo sem parar pq estava se vendo na tela.

    Na hora a mae dele(minha cunhda)e a mae dela disseram que era pra eu tirar isso,que isso n fazia bem pro meu sobrinho.

    Achei exagero?!sim achei!
    Mas vou questionar? nao, afinal a mae eh ela e ela sabe o que eh melhor para o filho dela. Simplesmente pedi desculpas, peguei meu celular e guardei. Nao questionei,nao fiz cara feia,msm achando exagero total. Mas respeitei e nao dei minha opiniao e nem me atrevo a dar pitaco! Cada um educa seu filho como quiser!

    ReplyDelete
  5. Ui, menina, acho que sei o que vc está passando. Quer dizer, em menor escala, né? Porque eu ainda não tenho filho, e muito menos amamento. Mas tenho uma sogrinha cheia de pitacos e alfinetadas pra dar. Não me entenda mal, ela é uma querida, e ainda acho que vamos ser grandes amigas... mas é sogra, sogra mãe de marido!
    Por exemplo, quando a conheci há uns 3 anos atrás, e marido era namoradinho, a primeira coisa que ela me disse foi: Meu filho sempre vai morar perto de mim, viu? Porque, né? Ele português, eu brasileira... recado dado, recado entendido!
    Da segunda vez que nos vimos, no início deste ano, ouvi um sonoro: Thais, vc não é mais uma menininha, tem que começar a planejar os filhos já, porque eu quero ser avó cedo! Dureza... quer mandar na minha vida,e de acréscimo, me chama de velha.
    De lá pra cá, já nos vimos mais vezes, e sempre rola uma alfinetadazinha. Já peguei ela falando mal de mim pra uma amiga, às escondidas... que raivinha! Mas por sorte, não moramos no mesmo país, e espero fervorosamente, demorar a morar, viu?

    ReplyDelete
  6. Bombom é filho teu, gerado no teu ventre. Ninguem quer melhor a ele do que você, então como meu pai diz na vida sempre vai ter gente cobrando a gente e só cabe a gente seguir a cobranças ou seguir a vida como queremos. Com certeza você estará sempre fazendo o melhor por ele.

    ReplyDelete
  7. Liza, olha só: amamentei a Maria Clara até 1 ano e pouco. Parei porque numa das mamadas,ganhei uma dentada no peito que doeu um bocado e demorou um tempão pra cicratizar - percebi que ela já estava brincando. Imagina só eu amamentando ela somente com 1 peito porque o outro estava ferido... um enorme cheio de leite e machucado e o outro vazio porque não dava conta... ah quanta saudade. Mas o que eu queria compartilhar com você e que não tem preço é que enquanto as outras crianças do bercário viviam resfriadas e com coriza, minha filha tinha no máximo 2 resfriados por ano. E eu credito isso a amamentação. E sem contar que o pediatra ficou super assustado quando mencionei que ela aos 2 anos nunca havia tomado antibiótico. Faça do jeito que seu coração manda. Um beijo viu?

    ReplyDelete
  8. Liza, se tem algo que eu ODEIO é gente intrometida! Eu não vejo sentido as pessoas serem assim, parece que brotam do nada só pra dar pitacos, mas enfim, fico feliz que o bombom esteja tao saudável desse jeito :) Aproveita esse um ano, com certeza não será um ano perdido. Beijos

    ReplyDelete
  9. Continue ignorando quem não é a favor a amamentação, como nós fazemos com as propagandas do youtube (assim com vc postou na figura acima)!!!!

    Nada neste mundo vai substituir o leite materno... sem falar no ato de carinho, relação de cumplicidade, e respeito que gera entre mãe e filho.

    Beijos Liza! :)

    ReplyDelete
  10. Tem gente que sempre acha que sabe o que é melhor pro filho dos outros. Ficam dando pitacos só pq tiveram 2, 3 filhos e acham que sabe melhor do que ng o que é melhor pros filhos dos outros. Acho que essas pessoas podem sim falar das suas experiências, mas jamais criticar alguém pelas escolhas que os pais fazem para os seus filhos. Isso é problema dos pais, não de ng... absurdo.

    Kisu!

    ReplyDelete
  11. Liza, eu, no seu lugar, colocaria o sogro naquele vingativo regime de engorda que vc botou o marido... pq gente bisbilhoteira tem que ganhar castigo e nem perceber!

    Simples assim

    ReplyDelete
  12. Liza, quanta saudades de passar por aqui.
    Vc está certa, ouvir opiniao ok, mas vc sabe o que é melhor para o seu filho. O povo gosta de se intrometer, hein? Argh!!!
    Beijo, e continua na seguindo seu instinto. O bombom é a coisa mais fofa desse mundo!!

    ReplyDelete
  13. Que situação!! Realmente não compreendo porque as pessoas teimam em dar pitacos na vida alheia como se fossem donos da sabedoria.
    Liza, você conhece a Graziela Flor que também mora aí em Londres e também blogueira? Vou te passar o link dela. Uma pessoa ótima para trocar figurinhas. Tenho certeza que ela te dará o maior apoio.
    Está rolando uma blogagem coletiva com a pergunta "Por que sou ativista da amamentação?". Sinta-se convidada a participar!
    Eu amamentei o meu filho até 4 anos e o desmame foi natural, ele que escolheu parar! Respeitei o tempo dele...
    Boa sorte!!

    ReplyDelete
  14. Olá Liza,
    Como a Luma Rosa menciona acima, tb participo da BC "Por que sou ativista da amamentação?" que rola até o dia 20 deste mês, patrocinado pelo blog dela e do "Desabafo de Mãe". Mas cheguei aqui através do link deixado nos meus comentários pela amiguinha Thais Miguele do "Expatriada Desesperada".
    Não pude amamentar e queria muito. Meu filho, diferentemente do teu, demorou para ficar de pé, engatilhou após esta fase e o primeiro dente surgiu aos dez meses.
    O Miguel, apesar de ter nascido prematuro, está com tamanho de criança de quase quatro anos ainda com seus 22 meses. Porém eu sei que o sofrimento q ele passou com as cólicas, foi com as mudanças das fórmulas até que encontrássemos uma que fosse eficaz.
    Penso que vc precisa seguir o que vc acredita ser o mais certo e saudável para o seu filho!
    Bjks.

    ReplyDelete
  15. é dessa parte que eu tenho medo minha vizinha vulgo mãe é a que mais vai se meter e pior que hj ele diz isso e amanha aquilo ai ai oremos por esse povo que sabe tudo, eu tb quero muito conseguir amamentar até pelo menos os 6 meses ... sorte pra gente bjin...

    ReplyDelete
  16. "simancol", é isso que esse povo precisa! Imagina que vc está perdendo tempo, menina? Uma crianca saudável, a quantidade de anti-corpos que vc está passando pra ele, evitando que ele adoeca com facilidade... Não tem preco!
    Eu tb näo julgo de maneira alguma mães que querem dar a mamadeira, eu por exemplo dei chupeta. Cada um tem seu jeito e opnião, né?
    Manda esse povo se lascar. Vc é a melhor mäe que o Conor poderia ter e tdas as decisões que vc tomou e tomar com certeza foram bem pensadas e para o bem dele.

    Bjs

    ReplyDelete
  17. Essa é uma escolha somente sua e não se deve dar atenção aos outros.
    Porém, quando cheguei na Fran ça me surpreendi com a quantidade de mães que dão mamadeira desde os primeiros dias... Com o tempo fui observando e escutando, e na v erdade geralmente é uma escolha do casal, para que o pai seja mais presente e participativo. Nesses casos, o pai também se levanta à noite para dar "de mamar" ao filho, tanto quanto a mãe, e em alguns casos até mais! Nesses casos, eu sempre reparo que o pai tem um vínculo bem forte com os filhos, o que nem sempre acontece quando é só a mãe que faz tudo... E tb tem muita mãe que não quer deixar espaço para o pai (nem para trocar fralda nem nada), mas aí é outra história...

    ReplyDelete
  18. Isso mesmo!!
    E manda esse monte de Ze Povinho ir plantar batata!

    ReplyDelete