Wednesday 14 December 2011

Dirigindo Em Londres - Parte I








Então que eu cansei da vida de transportes públicos e resolvi tirar minha carteira de motorista britanica . Nada de errado com o transporte público que funciona muito bem , a verdade é que um tempo atrás eu fui no mercadinho brasileiro e sai de lá com minhas sacolas cheias de paçoquita , guaraná , fanta-uva , bis , batata-palha e biscoito de polvilho daí tive que dar uma corridinha pra pegar o busão e a danada da sacola rasgou e foi produtos brazucas pra tudo q foi lado e as paçoquitas viraram farofa . Triste , né?!


Desde então decidi que já passou dá hora de me aventurar na direção , acredito que não terei grandes problemas visto que no Brasil eu dirijo desde os 16 anos  e como diz o meu chefe que passou apenas 2 meses na minha cidade - quem dirige no Rio De Janeiro dirige em qualquer lugar do mundo . 
Ainda mais aqui que eles são super bem educados .


Lembrando que : A habilitação brasileira é valida por 1 ano a partir da data de entrada no Reino Unido , depois disso você precisará da habilitação britanica .


Bom o processo é bem simples . 


Primeiro você tem que ir nos correios (dá pra fazer online também) e aplicar pra a carteira de motorista provisória preenchendo o formulário D1 , daí é só pagar a taxa (£50) adicionar a foto e enviar tudo . 
Em uma , no máximo duas semanas você recebe a carteira próvisoria , valida por 10 anos . Com ela você já pode dirigir e a exigência é que seja colado um L vermelho de loser learner em qualquer carro que você dirija e que você seja acompanhado por uma pessoa que tenha no mínimo 3 anos de habilitação . 


E assim que chegou eu comprei o livro ( The Official DSA Theory Test For Car Drivers And The Official Highway Code) e já marquei a prova (pela internet e a taxa é de £31) . Fiz nessa última Sexta e claro que eu passei . Tá pensando o que !?!
É muito senso comum mas tem uma sessão diferente do Brasil que se chama Hazard Perception , são 14 mini clips com situações de perigo no transito , tipo algo que faça você diminuir a velocidade ou mudar de pista . Tédio !


Passando na prova teórica é só marcar a prática .


Meu objetivo era tirar a carteira ainda esse ano mas os horários do teste prático esgotaram , agora só mesmo em 2012 e espero eu antes de Fevereiro !


Me deseja sorte!!




Para mais informações clique aqui .

7 comments:

  1. Boa sorte! Eu to doida pra tirar... sera a primeira providencia em 2012!

    ReplyDelete
  2. Boa sorte! Eu também tenho carteira no Brasil, mas bombei na minha primeira prova prática, hahaha, ano que vem faço outra. xx

    ReplyDelete
  3. Oi! Te vi no blog da minha conterranea Cintia! :)
    Quero te desejar boa sorte.
    Gostaria q fosse simples assim por aqui. Acredita q moro a 35 minutos de Boston e aqui NAO tem transporte publico e (pasme) nem taxi!?!?!?!

    Pois eh... tenho q tirar minha carteira urgentemente!
    Nao tenho cartera no Brasil e isso vai complicar as coisas um pouquinho, mas eh como vc falou no post, dirigir num lugar onde as pessoas sao educadas no transito facilita muito as coisas!

    Grande abraco!

    Rebeca

    ReplyDelete
  4. Cintia: Tira sim!!! Se quiser eu te mando o livro pra dar uma inceintivada, ok vc acha? Me manda seu endereco por mensagem privada!

    Ana: Deu medinho. Vc fez alguma aula ou se jogou no teste?

    Rebeca: Seja bem vinda!!! Mas como assim a cidade nao tem taxi e transporte publico? O povo tem que ser ryco pra morar ai nao? Ou entao mega sarado de tanto caminhar.... rs

    ReplyDelete
  5. Eu nao tenho carteira nem aqui nem no Brasil...que bommmmm!=/

    Mas da medino de dirigir aqui , eu vejo cada loucura...mas tudo que eu vejo nao tem buzinada nem xingamentos- to no mesmo pais que vcs??Sao cruzamentos que se fosse no Brasil..meu Deus!Mas aqui funciona - eu espero nao ter visto so as coisas boas e que seja realmente assim! Mas vamos la, pessoas sao pessoas...e barbeiro existe em todo lugar! rs To louca p escrever no blog sobre a "mao inglesa" e qtas vezes eu ja quase fui atropelada! hahahaha ps: Liza, eu nao lembro se eu respondi o seu email hahah mas obrigada pela dica de emprego! eu to vendo onde morar e procurar algo bacana perto (ao nao taoo contra mao) bjokas meninas

    ReplyDelete
  6. Boa sorte!
    E, concordo com seu chefe, quem difige por aqui, dá pirueta por aí!
    beijos

    ReplyDelete
  7. Hahaha...Liza...morri de rir com a sua sacolinha brazuca...rs..fiquei imaginando a cena!!!
    Boa sorte com essa carteira, que ela venha logo mesmo, pra quem dirige desde os 16, ficar de buzao ou dependendo de carona é o ó!!!!
    Beijocas!!!

    ReplyDelete